Descrição de Obras



Ceia Judaica.

Apesar de mostrar uma paleta de cores brilhantes e variadas, nesta cena o resultado foi surpreendente.
A mesma confiança das obras anteriores fica patente no tratamento cada vez mais livre das pinceladas e no crescente dinamismo e expressividade das figuras, chegando a dimensões de desespero no olhar de alguns personagens, o que ilustra com clareza a passagem do equilíbrio clássico.



A ceia de Emaús.
Nesta cena Marcílio Soares Conseguiu uma composição de beleza carismática.
 A dimensão e impacto realista que ele deu a esta obra, ao usar um fundo paisagístico, totalmente em tons suave, foi agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, principalmente as vestes e os rostos.
 O uso de sombra e luz é marcante e atrai o observador para dentro da cena.
 Os efeitos de iluminação que o artista criou recebem um nome específico: iluminado.
Características da pintura renascentista, em que a reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocupam um lugar que parecem cópia da realidade.




Ultima Ceia.
Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo claro escuro com pouca profundidade como em temas cotidianos, a exemplo desta obra.
 A composição é estruturada em torno da figura monumental de Cristo.
 Seu tratamento de espaços e volumes é claramente natural, com linhas exatas a delimitar as formas, e sua pintura é interpretada como um sumário da evolução da fé.



 A mistura cromática e o brilho são impressionantes e possuem qualidades que os tornam obras de arte por si mesma.
O artista demonstra uma habilidade consumada no tratamento da forma, nos efeitos de luz e na descrição da anatomia e do movimento.
 É capaz de obter efeitos de volume muitas vezes com o simples controle da espessura do traço.
O estudo dos seus desenhos realista lança luzes valiosas sobre o seu processo criativo e sobre as mudanças na concepção maravilhosa desta obra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário